Como começar uma redação

Saiba qual a melhor forma de começar um texto e descubra diferentes tipos de introdução textual.

A melhor forma para começar uma redação é justamente não começando pelo inicio. Parece complicado, mas é bem simples na verdade. O primeiro parágrafo é a introdução do tema que você irá falar, por isso é bom você começar escrevendo o miolo do texto, feito isso o primeiro parágrafo sairá com fluidez da sua cabeça. Colocando suas ideias, teses e pontos de vistas no papel é natural que você consiga montar a introdução do texto.

Cada tipo de texto pode começar de uma maneira distinta. Podemos citar as noticias factuais publicadas em um jornal, no primeiro paragrafo devem ser respondidas as seis perguntas básicas: O quê?”, “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”. Nem todo texto jornalístico segue essa formula, somente os mais básicos, no decorrer do texto os detalhes serão acrescentados. Essa é somente uma das formas de começar uma redação ou texto. Vamos citar algumas maneiras

Tipos de introdução

Declaração - Uma das formas utilizadas, ela vai direto ao ponto, geralmente forte.

É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.

Citação - Ela não é nada que uma fala transcrita de uma pessoa ou personagem. Utilizamos as aspas no começo e fim da fala do sujeito.

“As pessoas chegam ao ponto de uma criança morrer e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora”. O comentário do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é um acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações do Primeiro Mundo.

Descrição de um fato de forma cinematográfica - A introdução é feita por flashes rápidos que dinâmica ao texto.

Madrugada de 11 de agosto. Moema, bairro paulistano de classe média. Choperia Bodega - um bar da moda, frequentado por jovens bem-nascidos.

Um assalto. Cinco ladrões. Todos truculentos. Duas pessoas mortas: Adriana Ciola, 23, e José Renato Tahan, 25. Ela, estudante. Ele, dentista.

Exposição de ponto de vista - Deixa clara a opinião do autor do texto, fazendo críticas explicitas ou implícitas na construção da redação.

O ministro da Educação se esforça para convencer de que o provão é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino superior. Para isso, vem ocupando generosos espaços na mídia e fazendo milionária campanha publicitária, ensinando como gastar mal o dinheiro que deveria ser investido na educação.


Recomendamos: