Como é feito uma refeição Kosher

Saiba um pouco da cultura judaíca e com funciona suas leis alimentares e quais são suas restrições.

Você sabia que a religião judaica possui restrições a alguns alimentos e principalmente ao modo de preparo das refeições? Os judeus ortodoxos seguem a risca uma rígida lei alimentar imposta pelo judaísmo.

Versão Kosher do McDonalds

Restrições alimentares

Como já foi citada, a religião judaica ortodoxa é bem rígida em relação ao consumo de certos alimentos. E proibido o consumo de carne de porco, camarão, lagosta, qualquer outro fruto do mar ou peixes que não possuem escamas. A carne vermelha e de frango pode ser consumida, mas não devem conter sangue.

Shechitá

O consumo da carne de animais só pode ser feito se o animal for abatido em um ritual sagrado chamado Shechitá.  Animal é sacrificado através de um corte no jugular. Somente os quartos dianteiros do boi são consumidos. Esse ritual segue cinco etapas:

Shehiya: Não deve haver nenhuma pausa durante a realização do abate

Derassa: O Abate deve ser efetuado movendo a faca num movimento de ir e voltar e não através de pressionar a faca para baixo a faca. A faca deve ser então longa o suficiente para permitir o abate sem muita pressão.

 Chalada: Posicionar a faca entre a traquéia e o esôfago, cortando nesta posição. Também a faca deve estar descoberta durante o abate.

Hagrama: O corte deve ser realizado no pescoço, entre o nível da laringe e a parte inferior da traquéia e esôfago.

Ikur: A traquéia e o esôfago devem ser cortados e não rasgados. A faca deve ser, portanto, muito afiada e lisa. Os menores dentes na lamina causam rasgo.

A carne bovina judaica passa por um processo para retirar o sangue das as peças (quartos dianteiros). As peças são imersas em água gelada e depois é salgada com sal grosso e após isso é novamente submersa em água gelada para retirar totalmente o excesso e sangue. Somente assim ela estará pronta para o consumo.

Sem combinações

Um dos princípios dessa lei alimentar judaica é de não misturar de nenhuma forma a carne dos animais com produtos derivados do leite. Os judeus mais ortodoxos ficam até seis horas para consumir algum derivado do leite após terem consumido carne.

Podemos citar também o cuidado com utensílios de cozinha, não podemos consumir uma kosher se ela foi cortada com uma faca que já cortou carne de um animal que não passou pelo Shechitá.


Recomendamos: