Como engordar pouco na gravidez

Gravidez e boa-forma para muitas mulheres não existe, já outras acham que isso é questão de educação alimentar, e ainda podem provar suas teorias em com base em estudos realizados e confirmados em relação ao ganho de peso durante a gestação.

Pois é, a gravidez é um período em que a mãe deve cuidar da saúde dela para que a do bebê não seja afetada, entretanto, isto não significa que desde o começo da gestação a mãe deverá começar se alimentar por duas pessoas, já que estudos mostraram que até os 6 meses de vida do bebê, em seu ventre, consegue se desenvolver perfeitamente com a mesma alimentação de sempre. Ou seja, comer descontroladamente e ter muitos desejos por diversos tipos de pratos doces e salgados é uma ilusão da gestante.

Em tese, até os primeiros 6 meses da gestação, como já disse, não é necessário aumentar a quantidade de alimentos consumidos. Entrentanto, nos últimos 3 meses é recomendável que sua dieta ganhe 200 calorias, que não chega a ser, muitas vezes, maior que a quantidade de calorias presente em duas torradas com manteiga.

Alimentos que devem ser evitados na gestação

Existe uma pequena lista de alimentos que não são recomendados durante a gravidez, pois eles trarão benefícios a saúde de ambos (mãe e bebê), são alimentos muito comuns e que você provavelmente consumia antes de sua gravidez. Para tantos alimentos restringidos, não fará mau algum se você, vez ou outra, consumir alguma guloseima. Então, vamos a lista.

  • Peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi;
  • Queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola;
  • Carne bovina malpassada ou crua (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus (como massa de bolo, gemada, ovo frito com gema mole e algumas sobremesas - musses, por exemplo);
  • Bife de fígado e miúdos;
  • Cação, peixe-espada e tubarão;
  • Se em sua família existir pessoas com alergias (a nozes, castanhas ou amendoim, por exemplo), é bom evitar esses alimentos durante a gravidez;
  • Bebidas alcoolicas;
  • Bebidas e alimentos com cafeína.

Recomendamos: