Como fazer bolinho de chuva tradicional

O bolinho de chuva já é uma tradição de muitos anos tanto em Portugal quanto no Brasil, graças a facilidade que ele oferece a quem quer que o deseje fazer na hora de confeccioná-lo, ou em outras palavras: na hora de transformar o bolinho numa bolinha como ele bem deve ser. A receita já é de muitos e muitos anos, mas continua viva até hoje.

O bolinho de chuva, sem dúvida, era uma receita mais preparada em Portugal do que no Brasil, no entanto, depois que a receita do bolinho de chuva começou a ser utilizada no Sítio do Picapau Amarelo pela grande e cozinheira Tia Nastácia, a receita acabou tornando-se tão conhecida quanto em Portugal. Geralmente, os bolinhos são como os da imagem acima.

Para sair exatamente como os bolinhos acima, é necessário fazer tudo corretamente, incluindo a hora de colocar a massa batida dentro da panela com óleo quente fervendo, pois assim, depois de colocar uma determinada quantidade de massa numa concha e, em seguida, colocar na panela, o bolinho começa a se formar e ficar redondo. (Esse é o modo que eu preparo).

A receita logo abaixo é do programa Mais Você, sendo que ela foi a mais simples que eu consegui entrar, portanto, você não gastará mais do que 5 reais para fazer seus bolinhos de chuva e, provavelmente, a massa renderá até 10 bolinhos, ou mais dependendo da quantidade que você usa. Então, confiram a receita:

Ingredientes:

  • 9 colheres de farinha de trigo (sem fermento)
  • 1 ovo
  • 150 ml de leite
  • 2 colheres de açucar
  • 1colher de fermento em pó

Modo de Preparo:

Penere a farinha de trigo e coloque o ovo, em seguida aos poucos coloque o leite e mexa bem… adicione o açucar e por último coloque o fermento, mexa bem até obter uma massa homogenea. Aqueça o óleo e frite-os. Depois de pronto, espere-os esfriar um pouco e então sirva a mesa seus bolinhos de chuva.


Recomendamos: