Como ler Partituras

Como ler Partituras

E para os homens que querem ser Músicos ou para as mulheres que querem ser Musicistas, a começar pelo ponto principal da música, terá que aprender cada detalhe sobre a leitura das partituras, pois aos olhos parece que a única coisa a aprender a ler são as bolinhas dentro dos espaços e linhas, mas não, existem centenas de regras para ler as partituras.

Além de saber o posicionamento exato de cada nota representadas por bolinhas na partitura, você precisa saber qual o nome das notas, se são Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia e Fusa. Além disso, dentro das aulas para Aprender ler Partitura, você verá que precisa de muita dedicação e estudo, para saber de cor e salteado cada bemol ou sustenido.

Outro ponto muito importante para o músico nas Partituras são as pausas, cada uma delas representam seus próprios tempos, sendo que seus nomes vão de Pausa de Semibreve até Pausa de Fusa, seguindo a mesma ordem dos nome citados em negrito depois de Bolinhas na Partitura logo acima. Em questão, um erro de pausa dentro de uma partitura pode representar problemas graves na execução e sincronia de todos os instrumentos.

Em geral, somando todos os instrumentos que compõe uma Orquestra, você verá que muitos deles são de claves diferentes, ou seja, alguns deles podem tocar na Clave de Sol, outros na Clave de Fá e mais um bocado na Clave de Dó. Com tudo, todos eles lêem as mesmas notas (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si), porém a ordem das notas representadas nas partituras são diferentes dos demais.

Você pode aprender muito mais sobre a Leitura de Partituras a partir do link http://amais.esoterica.pt/documentacao/ler_partituras.pdf, em formato PDF online. Ná página do link você encontrará tudo que precisa saber para executar as notas, tempos, acidentes e tudo que esteja dentro de uma partitura. Ao todo são 19 passos que o levará ao conhecimento total das partituras.


Recomendamos: