Como limpar a região íntima do bebê

Saiba quais cuidados especiais tomar.

Quando se trata de nossos filhos devemos sempre ter um cuidado especial, ainda mais se ele ainda for um bebê. Pensando nisso devemos tomar precauções especiais com higiene e de como fazê-la. A limpeza da área intima infantil, por exemplo, deve ser feita com muito cuidado.  Para cada situação existe uma higienização diferente.

Quando trocamos a fralda devemos utilizar algodão embebido em óleo de limpeza para bebê ou lenços umedecidos que sejam hipo alérgicas e não contenham álcool para retirar os resíduos de fezes ou urina.

No Banho

Na hora do banho devemos deixar os genitais por último. Use gel ou um sabonete neutro. Comece pela cabeça, depois pelo pescoço, desça pra limpar o tórax, braços, pernas e por fim os genitais. No caso das meninas, segure as duas pernas do nenê com uma mão, com a outra mão livre comece a limpeza.

A higiene dos genitais deve realizar-se sempre da frente para trás (desde a vulva até ao ânus), para evitar que restos de matéria fecal penetrem na vagina, o que poderia ocasionar infecções. Limpe com muito cuidado e delicadeza na região entre os lábios maiores e os lábios menores Abrindo-os suavemente com as mãos. Nunca deve limpar-se o interior da vagina.

No caso dos meninos devemos ter o mesmo cuidado. Deixe os genitais por último também. Comece a higienização ao redor da virilha. Delicadamente limpe o pênis, sem nunca puxar o prepúcio para não machuca-lo. Depois lave os testículos. Levante com cuidado o pênis para limpar a zona entre ele e os testículos.

A higiene de um recém-nascido deve ser feita através de banho de esponja, somente assim. O principio é o mesmo, mas com cuidados diferentes. Use pedaços diferentes de algodão para limpar cada parte do corpo. Quando for higienizar os genitais use um pedaço de algodão com água morna. Se tratando de meninas lembre-se sempre de limpar da frente para trás.

Por fim coloque a fralda no bebê.


Recomendamos: