Como montar um currículo de aparência profissional?

Como montar um currículo de aparência profissional

Montar um currículo é muito mais estressante do que apenas trocar os dados de um modelo de currículo já pronto, no entanto, aos poucos e com paciência você conseguirá, pelo seu computador, montar um currículo simples, embora perfeito. Existem diversos tipos de currículos, que vão desde os mais simples até os mais chiques e bem apresentáveis.

Assim como existem recrutadores que preferem currículos simples, também existem os que preferem currículos mais elaborados e bem desenvolvidos (poucos), porém mostrarei aqui alguns exemplos de currículos simples que você pode montar e entregar nos estabelecimentos que desejar e aguardar pelo melhor. A estrutura de ambos os currículos abaixo mostram a quem vai ler apenas o mais importante.

Antes de mostrar alguns modelos, um currículo bom pode ser feito na seguinte ordem: Seu nome grande no topo, seguido de informações como o nome da rua que você mora, o número da casa, sua cidade, estado e país, seu email e, logo ao lado seu telefone; logo depois desses dados, uma breve apresentação sobre suas experiências, facilidades e em qual cargo quer trabalhar; depois escreva Formação e coloque dados sobre sua formação; escreva Experiências e coloque dados sobre empresas que você já trabalhou e tudo que envolva experiências profissionais; Por fim, escreva Informações Adicionais e relate sobre coisas que você fez, mas que não foi remunerado.

É importante que você informe no seu currículo apenas as informações mais importantes, ou seja, nem tudo que você viveu, trabalhou e aprendeu deverá ser impresso no currículo, pois o recrutador está interessado apenas nas partes mais importantes de sua carreira profissional, da sua capacidade e talento, pois é o fundamental em qualquer emprego. Logo, se o seu currículo tem muita informação, mas poucas que agradam ao recrutador, a possibilidade de ter seu currículo descartado será bem maior.

Evite, a qualquer custo, escrever palavras incorretas e mau uso de vírgulas, pontos finais e esclamações, pois o mais interessante é ler um currículo com boa qualidade ortográfica, com pouquíssimos erros, aliás com nenhum erro, mas nada que seja tão parecido quanto uma carta de um advogado. Por fim, imprima seu currículo e mostre que você tem todo o potencial necessário para preecher a vaga.

Dicas adicionais:

  • Deixe claro, em seu currículo, que você deseja atuar na seguinte (neste caso, a sua) área de trabalho;
  • Evite exageros na hora de preencher dados pessoais; Coloque o básico, como por exemplo seu nome, idade, telefone… Apenas dados que sejam úteis para contato;

Via Conhecimento Gratuito


Recomendamos: