Como não ficar nervoso numa apresentação

Todos nós um dia passaremos por essa “provação”, que é a apresentação de algum trabalho, documento ou redação na frente de dezenas de pessoas, principalmente em sala de aula, quando esse tipo de trabalho é muito requerido por todos os professores. Assim que somos chamados, antes mesmo de sair do lugar, já estamos nervosos, suando e ficando vermelho.

É evidente que toda primeira vez sempre será a mais constrangedora, pelo motivo de nunca termos passado por um estresse tão grande, ou simplesmente nunca ter falado para tantas pessoas, logo, ficamos sem saber o que fazer, desorientados, com a cara ficando cada vez mais vermelha, as orelhas explodindo em chamas, mas aí finalmente, acaba o trabalho e tudo volta ao normal.

Dizem que a única forma de acabar com esse nervorsismo, é sempre estar falando para muitas pessoas, ser descontraído e levar boa parte das situações na brincadeira, justamente para não ficar com cara de taxo na frente de “meio mundo de gente”. Treinar em casa é uma boa, no entanto, você vai esquecer tudo quando estiver lá na frente. Ou seja, a única forma de perder o nervosismo, é falar cada vez mais em público e tentar não parecer estar nervoso.


Recomendamos: