Como tratar a catapora em crianças

É inevitável que qualquer criança ou adulto que nunca tinha pegado antes esse vírus, consiga se manter longe da catapora por muito tempo, primeiramente porque é um vírus que está presente em centenas de pessoas, além disso, depois que você pega uma vez, fica quase invunerável a pegá-lo novamente. De qualquer forma, é muito bom tomar os devidos cuidados.

A catapora, ou também conhecida como Varicela começa mostrar seus sinais quando já é possível ver muitas bolinhas vermelhas no corpo da criança. Pode ser que não seja catapora, no entanto, se estiver aparecendo em excesso, está mais do que claro que é, de fato, a catapora. Caso você tenha essa dúvida se é ou não, leve a criança ao médico para ser examinada.

Alguns dos medicamentos utilizados no tratamento da catapora, se não houver riscos de complicações, são: paracetamol (em casos de dor e febre), anti-histamínicos (contra a coceira) e loções à base de tanino sintético e de óxido de zinco (para secar, desinfetar e aliviar as feridas da varicela). Matenha as unhas de seu filho/neto/sobrinho ou irmão cortadas e limpas para não contaminar as feridas no momento em que ele coçá-las.

Existe também a vacina contra varicela, que na verdade não é usada para acabar com a varicela, mas sim para evitar que ela surja nas crianças, pois com o efeito da vacina, o sistema de defesas da criança contra essa doença ficam ainda maiores.


Recomendamos: