Compulsão por compras: Como tratar

Descubra qual a diferença de consumidores impulsivos e compulsivos. Mania de compra é uma doença e possui tratamento.

Já dedicamos um post nesse blog para fala da compulsão por comida, dessa vez vamos entrar novamente no assunto compulsão, no entanto vamos falar sobre o vício por comprar,  algo que pode prejudicar nossa vida seriamente.

Antes citar os motivos que podem levar uma pessoa a ser compulsiva,  devemos lembrar que muitas pessoas que compram demais, mas não são necessariamente viciadas e sim impulsivas (Em geral estas pessoas se deixam levar pela emoção, devido a propaganda ou uma promoção ou até mesmo parcelamento). Ser impulsivo pode até causar um breve prejuízo monetário, mas não chega ser um mal que precise de tratamento.

Oniomania

Onioamania é o nome da doença psicológica que caracterizado pelo descontrole total dos impulsos na hora de fazer uma compra, apenas uma minúscula parte da população sofre com essa mal.

O prazer do consumidor compulsivo não é o produto, mas sim a ação de fazer compras. Podemos até destacar alguns comportamentos comuns dos maníacos por compras:

  • Escondem as compras da família ou do parceiro
  • Mentem sobre a quantidade verdadeira de dinheiro gasto em compras
  • Gastam em resposta a sentimentos negativos como depressão ou tédio
  • Sentem euforia ou ansiedade durante a realização das compras

Uma pessoa só deve  considerada um consumidor compulsivo quando  é incapaz de achar um controle sobre desejo de comprar e quando os gastos excessivos interferem de modo importante em sua rotina diária.

Tratamento

O tratamento deve ser feito com acompanhamento psicológico, através de terapia em grupo (bem similar ao grupo AA, alcoólicos anônimos). O Hospital da Clinicas oferece tratamento gratuito, basta ligar e se inscrever. A maioria dos pacientes que fazem tratamento tem entre 30 e 50 anos.


Recomendamos: