Congelar Alimentos - Quais não podem?

Saiba como congelar carnes, verduras e frutas e descubra quais são os alimentos que devem manter distância máxima do freezer.

Você sabe congelar alimentos da maneira correta? Aqui vão algumas dicas:

Antes de começar a congelar prepare alimentos limpos e que estejam com uma boa qualidade. Para congelar frutas você deve limpa-las e tirar o caroço. As frutas congeladas devem ser consumidas preferencialmente em preparações como bolos, tortas, entre outros doces.

Para congelar hortaliças você deve usar uma técnica chamada “branqueamento”. Essa técnica se refere a lavagem correta de uma hortaliça, onde separamos a parte boa da estragada ou imprópria para o consumo. Logo em seguida devemos submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico. Depois coloque-as no freezer.

Para congelar a carne devemos tirar a gordura que não iremos consumir. Os alimentos pré-preparados  devem seguir o seguinte procedimento, após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, em seguida, coloque a embalagem sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer. Simples.

Alimento que não podem ser congelados

Nem todos os alimentos podem ser congelados, vamos citar alguns deles:

Maionese - Ela não apodrece, mas o congelamento faz a maionese talhar, devido a quantidade de leite que têm em sua composição. A gordura contida na maionese se separa dos demais ingredientes. O resultado é uma pasta leitosa com uma camada de óleo por cima.

Derivados do leite em geral - Se você colocar o leite para congelar somente um dia acontecerá o seguinte a parte líquida vira gelo e o que sobra é uma pasta inconsumível. Você deve estar se perguntando e o sorvete? Os sorvetes possuem dois elementos que evitam isso, emulsificante e liga neutra. Eles que mantém a consistência cremosa do produto e não deixam cristalizar.

Alimentos em conserva - Esse tipo de alimento já foi feito para durar, não existe necessidade de coloca-los no freezer. O óleo de conserva muitas vezes é feito com medidas de vinagre e água, imagine agora colocá-los no refrigerador, eles entram no estado de solidificação em temperaturas distintas. O resultado é um desequilíbrio na conserva e consequente azedamento do produto.

Gelatina - A água faz parte da mistura da gelatina, se colocarmos no freezer ela vai cristalizar, o gosto lembra uma raspadinha, mas com um sabor bem piorado.


Recomendamos: