Controlar tempo no chuveiro

Não importa se é uma criança, um adolescente ou adulto, depois que estão de baixo do chuveiro não querem mais sair, ainda mais se água estiver com uma temperatura super agradável. Neste caso a preocupação não vem tanto pelo disperdício de água, mas sim de energia, pelo simples fato do chuveiro usar muito mais energia do que a própria água.

Existem dois tipos de controladores, que na verdade são chamados de Timer, sendo o primeiro deles ativo e o segundo passivo, ou vice-versa. A diferença do ativo para o passivo é que ele tem controle direto sobre o fluxo de água e sua temperatura. Já o timer passivo funciona apenas como um cronômetro.

Economax Chuveiros - Timer ativo

O Economax Chuveiros, imagem acima, faz o que foi descrito acima em relação ao timer ativo: Exerce controle direto sobre o fluxo de água, assim como controla a temperatura dela e o tempo que de banho da pessoa. As definições do tempo de duração do banho são: 3, 5, 10 e 15 minutos.

O Economax é composto por duas partes, onde a primeira delas é instalada diretamente entre a tubulação de água e o chuveiro, e a outra parte, uma das mais importantes, é o painel de controle. O painel de controle ficará responsável por regular temperatura, tempo, etc. Custa, em média, R$ 80.

Controladores passivos

São menos complexos, mais fáceis de serem usados e não requerem nenhuma instalação especial. Os timers passivos geralmente são mais baratos que os timers ativos. Podem ser encontrados em diversos modelos diferentes, sendo que a maioria dos modelos digitais são a prova d’água. Caso queira uma ajudinha, um ótimo site para encontrar timers ativos e passivos que eu recomendo: www.mercadolivre.com.br.


Recomendamos: