CPF - Regularização Cadastro de Pessoa Física

O CPF, ou em outras palavras “Cadastro de Pessoa Física” é um dos documentos mais importante e que acompanhará a pessoa por quanto ela estiver viva. Ele, por sua vez, é requerido em muitos estabelecimentos comerciais, principalmente em super e hipermercados no pagamento da compra de quaisquer tipos de produtos da loja.

Na verdade, não são todos super e hipermercados que requerem de seus clientes o número de CPF, entretanto é obrigatório informar o número do CPF caso a nota fiscal da compra seja a Nota Fiscal Paulista. O CPF também é necessário para fazer consultas também na Nota Fisca Paulista, ou: Nota Fiscal Pta.

Um CPF pode ficar Pendente de Regularização pelo fato do contribuinte deixar de entregar alguma declaração a que estava obrigado. Pode ter sido alguma Declaração Anual de Isento (até 2007) ou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos. Essa é uma de outras 4 situações que seu CPF pode estar.

Outras situações que um CPF pode estar é, por exemplo: Cancelado: Se o CPF está cancelado, isso pode ter acontecido em virtude de decisão administrativa ou judicial ou por falecimento do contribuinte. Se a situação do mesmo estiver Nula, isso se deve ao fato que foi constatada fraude na inscrição e então o CPF teve que ser anulado.

  • Veja: Procedimentos para regularização do CPF.

Recomendamos: