Cuidados básicos para criar um peixe Betta

Tem um peixe Betta? Vai ganhar ou comprar um? Então veja os cuidados básicos para a criação desses peixinhos.

Peixe Betta O Betta é um peixe incrivelmente bonito e extravagante. Suas características são inconfundíveis, a começar pelo seu estilo de vida solitário e totalmente territorialista. Isto é, o “cara” é tão bravo que se você colocar um peixe da mesma espécie no aquário, é capaz de um dos dois estarem mortos em menos de 5 dias, ou os dois.

Criá-los não é uma tarefa difícil, mas requer alguns cuidados básicos para tornarem suas vidas saudáveis e funcionais, pois em condições precárias eles poderão tentar suicídio, poderão perder os sentidos, e até mesmo se chocarem contra as paredes do aquário. Se isso não acontecer, eles morreram em poucos dias por conta da baixa imunidade.

Como não é isso o que queremos que aconteça com os seus peixes Betta, abaixo temos algumas dicas primordiais para uma vida longe e saudável.

Temperatura da água

Embora pareça um detalhe meramente pequeno, a temperatura da água é um dos principais fatores para boas ou péssimas condições de vida de seus peixes Betta. Imagine você que está acostumado tomar banho de aguá quente, de repente tomar um banho de água fria, com o aquecedor desligado? Provavelmente sentiria um choque de temperatura, e é o mesmo que acontece com o Betta. Ele é um peixe tropical e está acostumado com uma temperatura que varia entre 25 a 30 graus célsius, por tanto, mantenha o seu aquário nessa temperatura com a ajuda de um termostato.

Alimentação

A alimentação do peixe Betta é a parte mais fácil! Em lojas como a Cobasi e várias outras de animais, você poderá encontrar comidas especificas para Betta fêmea ou macho, embora os dois possam comer a mesma coisa. A comida do Betta vem em bolinhas. Dê para cada um no máximo 4 bolinhas pela manhã e 4 bolinhas pela noite.

Limpeza do Aquário

A limpeza do aquário é outro detalhe muito importante, pois seu peixe merece um habitat de água limpa e que o mantenha saudável. Neste caso, a limpeza poderá ser feita com uma esponja separada exclusivamente para essa função, onde você limpará o aquário com a própria água dentro dele. Como alternativa, você poderá usar um limpador magnético ou uma solução de água com sal ou bicarbonato de sódio.

Com relação a água especificamente, você pode usar um filtro químico/biológico, que deverá ser compatível ao tamanho do seu aquário e que não crie muita agitação dentro do aquário, para não estressar os peixes. Poderá preferir também por fazer trocas parciais da água ou totais.


Recomendamos: