Curso de linguagem de sinais online - Libras

Provavelmente alguma vez na vida você já se deparou com duas pessoas, ou até mesmo um grupo, conversando por sinais, mas certamente não sabia o que se passava naquele diálogo de sinais, correto? Pois então, o nome desse tipo de linguagem, no Brasil, é Sinais-LIBRAS. Ela foi desenvolvida especialmente para pessoas mudas e surdas, sem as capacidades que você tem (audição e voz).

Assim como o Português é apenas mais uma linguagem diferencial entre todas as outras no mundo, assim também é a Sinais-LIBRAS, que não tem nenhuma ligação com nenhuma outra língua, aliás, não são como as partituras e nem os números, utilizados igualmente no mundo inteiro, pois cada país tem seus critérios e características no desenvolvimento dessas linguagens.

Existem diversas escolas de ensino no Brasil que garantem a formação de pessoas nessa linguagem de Sinais-LIBRAS, para facilitar a forma como elas se comunicam com pessoas semelhantes a elas que, neste caso, tem os mesmos problemas de audição e, certamente, não tem tanta capacidade quanto nós de falar. Além disso, essa linguagem pode ser aprendida, gratuitamente, pela Internet.

Com a inclusão de recursos em flash, além do desenvolvimento avançado de ferramentas na Internet, acabou se tornando muito mais fácil integrar a linguagem de Sinais-LIBRAS a Internet, para facilitar a forma como os defícientes de audição se comunicam. Aliás, é uma mão-na-roda para pessoas saudáveis como eu e você aprender também esse tipo de linguagem, pois um dia, ninguém sabe, mas pode ser que precisaramos o mínimo de conhecimento nela.

Pela Internet pode ser, inclusive, muito mais interessante que numa escola, pois você pode aprender quantas palavras quiser, na hora que quiser e no dia em que quiser. Quem iniciou esse projeto de aula gratuita de LIBRAS pela Internet foi o site Acessibilidade Brasil, www.acessobrasil.org.br/libras. No link citado, você pode aprender a linguagem. Quando selecionar alguma letra de A a Z, poderá então ver que palavra quer aprender, então, quando clicar nela, aparecerá uma mulher mostrando como faze-la usando as mãos e, muitas das vezes, a boca também.


Recomendamos: