Diagnóstico e tratamento da Endometriose

Veja quais são os sintomas, diagnósticos e tratamentos da endometriose. Será que você é portadora dessa doença? E se é, já sabe como tratar? Confira!

A endometriose é caracterizada pela presença de um tecido bastante semelhante ao endométrio (Endométrio = Camada que reveste a parte interna do útero). E este tecido, causado pela endometriose, aparece com bastante frequência na cavidade abdominal ou nos ovários.

Entre os sintomas mais comuns causados pela endometriose, está a infertilidade, que atormenta a vida de todas as mulheres que estão a tanto tempo desejando uma gravidez, mas por consequência do problema, não conseguem.

A endometriose também pode se manisfestar através de dores crônicas na região pélvica, assim como ao ato de fazer sexo. Neste caso, a dor acontece em penetrações profundas. O nome para esss dor durante as relações sexuais, é dispareunia.

Um fato sobre essa doença: Segundo os especialistas, a endometriose aparece com mais frequência durante os anos reprodutivos, atingindo algo em torno de 5 a 10% das mulheres.

Sintomas da Endometriose

No geral, os sintomas podem não ser os mesmos ou na mesma intensidade, mas geralmente são bastantes comuns. Os principais são:

  • Dores intestinais;
  • Sangramentos;
  • Diarréias;
  • Urina em excesso;
  • Ciclo menstrual prolongado.

Cerca de 20% das mulheres sentem apenas dor, em quanto 60% apresentam dor e  infertilidade e as outras 20% apenas infertilidade.

Como é o tratamento da Endometriose?

O primeiro passo para o tratamento da endometriose é, em tese, não se acostumar com a cólica, pois ela pode estar, em grande parte, ligada a endometriose. Nesses casos, o mais recomendável ao sentir muitas dores de cólica é, sem dúvida, procurar um ginecologista.

Existem algumas linhas de tratamentos para a endometriose, visto que, ela pode se apresentar em diversas formas, seja na dor ou infertilidade, por tanto, em ambos os casos pode exister a necessidade de uma cirurgia ou tratamento a base de medicação. Em casos de infertilidade, a cirurgia, somada a ajuda dos remédios, pode ser uma forma de tratamento questionável.

Para os casos de cirurgia da endometriose, uma forma de aumentar, significativamente, as chances de uma possível gravidez, estão relacionadas unicamente aos tratamentos de fertilidade, aos quais você pode conferir clicando aqui.

O TRATAMENTO CIRÚRGICO é feito com laparotomia ou laparoscopia. Com esses métodos, é possível retirar os coágulos peritoneais causados pela endometriose. Caso haja a presença de lesões superficiais, elas podem ser vaporizadas, através da cirurgia, com o uso do laser, bisturi ultrasónico ou eletrocautério.

Nas mulheres que estão pretedendo engravidar, o tratamento da endometriose provavelmente será através de uma cirurgia, assim como será necessário, também, um tratamento hormonal. Em caso de dúvidas gerais, a melhor forma de eliminá-las é com um ginecologisto. Então marque uma consulta!


Recomendamos: