Dica rápida para melhorar e aliviar aftas

Veja algumas causas da afta e soluções práticas para combate-la!

Afta na Boca São incômodas, machucam, tiram o humor de qualquer pessoa e, principalmente, o apetite, aliás, não necessariamente o apetite, mas sim o prazer em comer os alimentos, bem como aproveitar o seu sabor… Em outras palavras, são insuportáveis e ninguém merece estar com elas.

Para nossa sorte, existem diversos métodos parar curar completamente ou pelo menos aliviar em mais de 50% as indesejáveis aftas do dia a dia. Primeiramente, é necessário identificar as causas, que na maioria das vezes são as mesmas, mas se você ainda não as conhece, saiba já:

  • Traumas de Mastigação, escovação ou queimaduras: São traumas causados ao mastigar alimentos, onde você acaba mordendo a bochecha ou a língua, assim como escovando os dentes pode machucar partes internas da boca, tal como queimá-la com alimentos muito quentes… Esses acontecimentos podem facilmente resultar em aftas;
  • Estresse emocional: Passar raiva e nervosismo podem resultar em aftas também, afinal, tanto o físico quanto o emocional andam lado a lado;
  • Alimentos muito ácidos, alterações hormonais, falta de vitaminas essenciais, alterações gástricas, dentre vários outros problemas de saúde podem resultar nas aftas.

Agora que sabemos algumas das principais causas que podem comprometer a saúde da boca e resultar em feridas como a afta, precisamos ao menos de algumas dicas para combate-las quando surgirem em nossas bocas, de forma a aliviar as dores ou elimina-las completamente.

Neste caso, para algumas pessoas as dicas podem funcionar muito bem, assim como para outras pode não remover as aftas de uma vez…

  • Sal> Utilizar sal para aliviar as dores, bem como elimina-las pode funcionar muito bem. Se você não se incomodar com a “dorzinha”, poderá adicionar o sal diretamente na afta, mas se não suportar, faça um bochecho direcionado na região da afta com água e sal. Repita esse processo 3 vezes ao dia;
  • Bicarbonato de Sódio> Com o bicarbonato de sódio é ainda mais fácil: Basta comprar um pouco em uma farmácia e misturar o bicarbonato e água nas mesmas quantidades, afim de formar uma solução pastosa. Feito isso, passe sobre as aftas. Repita esse processo 3 vezes por dia;
  • Água oxigenada> Tão prático quanto os procedimentos acima, bastando você pegar um cotonete desses que se utilizam para limpar as orelhas, mergulha-lo em água oxigenada e passar nas regiões afetadas pela afta. Repita esse processo 3 vezes ao dia.

Fazendo isso, você poderá se livrar mais rápido do que imagina das aftas!


Recomendamos: