Dicas de técnicas vocais para iniciantes

Enquanto uns nascem com o dom da voz e do canto, outros tem que correr atrás, perseverar bastante e nunca desistir para conseguir alcançar o tão sonhado conhecimento de cantar afinado, assim como aprender todas as técnicas e executá-las com perfeição.

Melisma: Uma das técnicas vocais mais conhecidas entre todos os músicos e musicistas, cantores e cantoras, etc. Essa técnica é muito utilizada no estilo Black Music, e de fato é um pouco difícil de aprender. Veja mais sobre esse assunto aqui.

Apogeatura: É uma nota acrescentada a uma nota principal, e o valor desta nota é executada igual ou metade da nota principal. Não entendeu ainda, né? Pois então, em outras palavras, a apogiatura é uma nota pequena acrescentada antes de uma nota com o dobro do seu valor.

Vocalize: O vacalize ou os vocalizes são pequenas frases musicais que utilizamos como exercício para o treinamento da voz. Neste caso, não servem apenas para o treinamento da voz, pois com o tempo fica fácil introduzir essa técnica dentro das musicas e dos hinos.

Melisma, Apogeatura e Vocalize são três exemplos de técnicas vocais utilizadas para dar mais beleza as músicas e aos hinos. Não é fácil aprendê-las, mas em questão de 2 a 3 semanas de treinamento constante, já é possível ganhar mais intimidade com a voz e o canto em si.

Dicas em vídeos

Em um vídeo feito por Márcio Vilegas, fica fácil compreender e aprender as técnicas utilizadas para criar os melismas dentro das canções. O vídeo pode ser visualizado através do link http://www.youtube.com/watch?v=n8flXMnSKW4.

Nesse outro vídeo, cujo link é http://www.youtube.com/watch?v=xlh5J1Axo5M, você poderá aprender o vocalizes de 1a5 graus. O treinamento desses vocalizes serão perfeitos para você conseguir ganhar ainda mais afinação na sua voz.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre apogeatura, Márcio Vilegas preparou um material rico em conhecimento para pessoas interessadas nessa técnica. O vídeo criado por ele pode ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=6IZQMBSAuQk. Espero que tenham animo e perseverança, pois assim conseguiram aprender bastante sobre essas técnicas vocais!


Recomendamos: