Dores abdominais - O que pode ser

A dor abdominal é um sintoma que pode indicar problemas devido a vários fatores, desde os mais leves como o abuso de álcool até os mais graves como o câncer.

Você já sentiu uma forte dor abdominal? A dor na região do abdômen pode ser um sintoma de diversas causas, já que esse problema pode ser causado por qualquer órgão da região abdominal, passando pelo intestino delgado, rins, estômago, entre outros.

As dores mais comuns normalmente são causadas por maus hábitos alimentares. Isso inclui comida em excesso, alimentos gordurosos, bactérias provenientes de alimentos mal lavados, comida estragada, intolerância alimentar, abuso de álcool ou simplesmente uma brusca mudança na sua dieta. Essas dores normalmente não persistem e desaparecem gradativamente. Em alguns casos elas também vem acompanhada de diarreia.

Outros fatores clínicos mais graves também podem causar dores abdominais. Apendicite (inflamação do apêndice), cólicas, câncer, úlcera, pedra na vesícula ou no rim, diverticulite, infecção intestinal e outros males.

O ideal é saber indicar ao seu médico como é a dor que você está sentindo. As referências normais são queimação, fincada, pressão, cólica. É importante também apontar a sua localização, intensidade, duração, quando surge ou vai embora, o que piora ou alivia.

Se os seus sintomas persistirem sempre procure um médico. Somente ele poderá diagnosticar e te indicar o tratamento correto.


Recomendamos: