Fatos e Curiosidades sobre o ato de Sonhar

Todos os seres humanos sonham, apesar de muitas vezes de não lembrarmos de nenhuma parte da nossa viagem mental durante o sono. Veja algumas dascuriosidade mais marcantes sobre nossos sonhos.

Você se lembra do que sonhou ontem a noite? Provavelmente não, pois Cinco minutos depois do final do sonho, metade da história é esquecida. Dez minutos depois, 90% dele é perdido. Incrível não? Essa é somente um das muitas curiosidades sobre o sonho.

Todos sonham, crianças deficiente, até mesmo os animais mámiferos

Todos o seres humanos com mais de 3 ou 4 anos de idade sonham, até mesmo um individuo cego é capaz de sonhar. A falta de sonhas pode ser um sintoma de alguma espécie de deficiência proteica ou um distúrbio de personalidade.

Os homens sonham com frequência com outros homens, enquanto as mulheres sonham em proporções iguais entre ambos os sexos. Nunca criamos rosto em nosso sonhos, eles são reflexos de rostos que vimos em toda nossa vida, o motorista da perua escolar pode ser muito bem o bandido do seu sonho.

Estímulos externos influenciam no seu sonho, quantas vezes você ouviu um barulho durante se sonho, logo seu subconsciente adapta esse barulho até ele parar ou você acordar, como um despertador por exemplo. Outro dado curioso 12% da população mundial sonho em preto e branco.

Em média uma pessoa apenas duas horas por dia. Nesse período ela tem de quatro a sete sonhos. Pessoas que deixaram algum vício para trás, como fumar, relatam ter sonhos muito mais vividos, de acordo com o “Jornal de Anomalias Psicológicas”. O cenário mais comum durante os sonhos é a nossa residência. Uma ultima curiosidade você sabia que alguns animais também sonham? Algumas pesquisas estão sendo feitas na área para comprovar esse dado o neurologista Flávio Alóe especialista em Medicina do Sono, do Laboratório do Sono da Faculdade de Medicina da USP explica como isso ocorre .

“Sonho é uma atividade mental ligada a uma série de ocorrências que se sucedem durante a fase de sono REM dos mamíferos. Obviamente, é um pouco mais difícil estudar o fenômeno nos outros mamíferos que não o homem porque eles não têm como contar sua experiência. Todavia, existem marcadores neurofisiológicos indiretos que tornam possível perceber que o animal está sonhando. Gatos, por exemplo, viram os olhos para o lado como se estivessem vendo uma presa ou algo que desejassem comer. Suas reações, nesse momento, são bem semelhantes às do modelo humano”. - disse o médico ao portalGreepet.


Recomendamos: