FGTS para Construção: Como sacar?

O trabalhador tem direito de sacar seu FGTS para construir sua casa. Saiba quais documentos são necessários para realizar esse procedimento.

Podemos usar nossa contribuição durante nosso serviço registrado para construirmos uma residência própria. O trabalhador tem direito de sacar seu FGTS nessa ocasião. É necessário que ele procure fazer um financiamento em uma instituição financeira que opere pelas normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Ele deve procurar essa instituição mesmo que o dinheiro do FGTS possa pagar a casa totalmente. O dinheiro é liberado em parcelas mensais somente após avaliação do projeto pelo banco. Parentes em linha direta (pais, filhos e irmãos) podem usar seus saldos do FGTS em um único empréstimo.

Oque é preciso para sacar FGTS

Para sacar o FGTS você deve ter os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos, possuir capacidade civil; ter idoneidade cadastral; não ser proprietário ou comprador de outro imóvel residencial. Antes de fazer a solicitação você deve possui em mãos a ficha de cadastro da Caixa Econômica Federal, RG, CPF, Declaração Negativa de Propriedade do Imóvel ou Terreno, Extrato de conta bancária ou declaração de instituição financeira ou fatura de cartão de crédito ou contracheque ou ainda comprovante de rendimentos mensal. Parece bastante certo? Bom ainda tem mais.

Os documentos do terreno devem conter  certidão atualizada de inteiro teor de matrícula contendo registro atual e ações reais e pessoas reipersecutórias, IPTU e Comprovante de recolhimento do Foro e Laudêmio. Por fim os documentos para construção que devem ser retirados na agência ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, projeto de arquitetura aprovado, cronograma, orçamento detalhado da obra.


Recomendamos: