Ginecologista - Quando ir a primeira vez

Descubra qual o melhor momento pra ir no ginecologista. Além de ser um especialista o médico pode tirar todas as dúvidas sobre as mudanças de seu corpo e questões sexuais.

Qual é o momento ideal para uma mulher ir pela primeira vez ao ginecologista? Com certeza muitas adolescentes tem essa dúvida. As jovens podem fazer uma consulta depois da sua primeira menstruação. É normal que as meninas tenham receio de ir ao ginecologista, mas elas devem consulta-lo quando tiver problemas relacionados com o órgão reprodutor ou alguma dúvida sobre a sexualidade.

É normal se sentir nervosa na primeira consulta

A maioria das mulheres procura ir ao médico especialista quando estão pensando em começar sua vida sexual, é algo normal e para isso serve o ginecologista, além de tratar ele aconselha e tira todas as dúvidas sexuais das jovens. Falando sobre doenças sexuais transmissíveis ou sobre métodos anticoncepcionais.

O que falar para seus pais

Falar sobre sexualidade com nossos pais deveria ser algo fácil, mas para a maioria das pessoas não é assim por isso muitas mulheres buscam informação com um especialista. Você pode abrir o jogo com seus pais ou pode dizer que seu fluxo menstrual está muito forte, não o jeito certo, mas você terá oportunidade de pedir conselhos a um médico especializado.

Consulta

Diga sua mãe que você quer fazer a consulta sozinha, é um direito seu. O médico fara algumas perguntas, sobre seu ciclo menstrual, idade e até sobre sua vida sexual. Não precisa se envergonhar, como já dissemos ele é um especialista e manterá sigilo sobre o que aconteceu na consulta, isso é um pacto entre médicos e pacientes.

O exame é feito dessa maneira Primeiro o médico apalpa os seios e a barriga e checa a parte externa da vagina. Depois, ele faz um exame de toque interno, para conferir seu útero e ovários. Se a mulher for virgem o exame interno é suspenso.


Recomendamos: