Herpes Gestacional - O que é

Apesar do nome a doença não possui nenhuma relação a herpes, sua causa é autoimune. Procure um dermatologista para fazer o tratamento.

Apesar do nome essa doença não tem relação com a herpes tradicional, ela é na verdade uma doença rara autoimune do nosso organismo. Essa doença se chama penfigóide gestacional, a associação com a herpes ocorre devido a similaridade das bolhas que acometem a superfície da barriga com as bolhas e feridas causadas pela herpes. Ainda não se sabe com certeza o que causa essa doença, mas especialistas acreditam que ela decorre de alguma alteração imune relacionada com a placenta.

Lesões causadas pela doença

A doença só se manifesta no 2º e 3º trimestre de gestação ou após o parto, ela é caracterizada erupção cutânea que acomete a região periumbilical e  que logo se espalha, podendo atingir o abdômen, tronco, nádegas e membros. Na superfície da pele se formam feridas que quando são escoriadas formam crostas, causando uma aparência similar a da herpes. A coceira também é um sintoma da doença.

Tratamento

O tratamento é feito com medicamentos antihistamínicos por via oral e com corticosteróides de uso tópico. Eles visam aliviar a coceira intensa e interromper o surgimento de bolhas e lesões. Essa doença pode reaparecer em uma nova gestação ou no consumo de anticoncepcionais com estrogênio. Procure sempre um médico especializado, nesse caso um dermatologista, para tratar sua doença, somente ele saberá qual a melhor maneira de proceder no caso.


Recomendamos: