Iluminação para Jardim de Inverno

Chega o inverno, e para os que tem jardim em casa a melhor forma de deixá-lo ainda mais vivo, atraente e bonito é, sem dúvida, com a iluminação. A iluminação pode ser muito bem aplicada para jardins dentro e fora da casa, pois isso não interefere em absolutamente nada, a não ser a vedação que deve ser feita para a iluminação do lado de fora da casa, que estará sujeita a chuvas, etc.

Um kit de iluminação para jardins de interior e exterior não custa muito caro. Geralmente a faixa fica entre R$ 100 a R$ 300. Quanto mais qualidade, luxo e sofisticação a iluminação tiver, mais caro será. Na verdade, a iluminação não é vendida em kit, mas todas individuais. Ou seja, você terá que selecionar ao seu gosto, o que fica ainda mais fácil.

Tipos de iluminação

Iluminação Focal: Com a aplicação desse modelo, seu jardim ganhará atenção em um ponto específico, que neste caso podem ser os arbustos, esculturas e qualquer outro ponto de interesse seu.

Iluminação indireta: Bastante utilizada, a iluminação indireta não aponta para cantos específicos do jardim. Ou seja, geralmente ela pode estar atrás das plantas e arbustos, assim como apontada para os muros ou mesmo o piso.

Iluminação geral: Sem direcionar destaque a nenhuma parte do jardim, a iluminação geral é ampla e está presente em cada centímetro quadrado do jardim. Essa é, talvez, uma das mais utilizadas. Neste caso, quanto maior for o jardim, maior será os gastos com a iluminação geral.

Dicas gerais

Para os que querem criar efeitos especiais, como a iluminação focal, os objetos de iluminação indicados são os Spots e projetores; Para iluminar o jardim de maneira geral, o objeto indicado é poste de luz (Ele deve ser posicionado a altura de 1.80m ou mais para não ofuscar a vista das pessoas; Já para a iluminação de caminhos e elementos baixos, como as forrações do jardim, os objetivos indicados são Balizadores e mini postes.

Existe ainda outro objeto para a iluminação do jardim, sendo o primeiro deles as Andarelas, que também são chamadas de “varre paredes”: Depois de instaladas, o efeito delas é semelhante a um contorno, já que ficam posicionadas nas paredes e iluminam o jardim de cima para baixo de forma indireta. Neste caso, a instalação das Andarelas deve ser feita em jardins fechados, onde não haja luz do sol, onde não haja chuva e ventos.


Recomendamos: