Inspeção veicular Controlar - Para que serve e como agendar

Evite dores de cabeça e regularize seu carro.

Você já fez uma inspeção veicular? Essa inspeção serve para identificar irregulariedades nos veículos de uso. Falhas de manutenção e alterações que provoquem aumento na emissão de poluentes. Em 2009 o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou a obrigatoriedade da inspeção veicular em todo o País. No entanto somente o município de São Paulo e Rio de Janeiro cumprem essa lei.

É indicado fazer inspeção uma vez por ano, você deverá pagar uma taxa de R$ 44,36 em São Paulo. Se seu carro for reprovado você poderá fazer reinspenção, que será realizada num prazo máximo de 30 dias. Se o carro não passar novamente só poderá fazer outra inspeção pagando novamente a taxa.

O proprietário que circular com veículo sem a devida certificação ambiental fica sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 550,00, para cada vez que circular, sem prejuízo das sanções de trânsito aplicáveis e das restrições ao licenciamento anual de veículos.

Para fazer a inspeção você deve agendar um horário e data no site do Controlar, para dúvidas especificas clique aqui. Procure um mecânico antes de fazer a inspeção, evitará maiores problemas.


Recomendamos: