Língua Cortada (Fissurada) - O que fazer

A língua fissura se caracteriza pelo seu aspecto singular, com fissuras em toda região. Essa lesão pode ser acompanha por outro problema a língua geográfica

A língua fissurada é um problema que atinge uma minúscula parte da população. Ela é caracterizada por fissuras ou sulcos na língua. É um problema  que pode ter origem genética, pois é comum outro membro da família apresentar um quadro semelhante. Não é um problema que possa fazer mal a saúde.

Na maioria dos casos é indolor, mas quando um resquício de alimento cai na fissura, especialmente suco de frutas cítricas pode causar certo desconforto. Por isso é importante fazer a higienização do local. Quem tem língua fissurada deve escová-la com mais cuidado, limpando bem as fissuras. Utilize escova de dente, pois as cerdas entram nas fissuras retirando alimento acumulado. Infelizmente não existe tratamento, a única opção é mantê-la higienizada para evitar desconforto e até mau hálito.

Em alguns casos a língua fissurada vem acompanhada de outra lesão bucal, a língua geográfica, ela é caracterizada em várias áreas da língua com descamação das papilas gustativas, dando um visual desagradável. É mais comum em crianças.


Recomendamos: