Novas regras e cursos para Taxista

Para os mais novos que estão decidindo embarcar na vida de taxista, aproveite e fique por dentro de tudo que acontecerá nos próximos dias em relação a profissão. Segundo uma lei aprovada pelo Senado, serão unificadas todas as regras de taxistas em todo o Brasil. Ou seja, essa nova lei virá com um pacote de normas que valerá para o Brasil todo. Uma delas, talvez a mais importante, será obrigatória para todos que desejarem exercer a profissão de taxista.

Previdência Social

Segundo a palavra do presidente do Sindicato dos Taxistas de São Paulo, Natalício Bezerra Silva: “O motorista relaxa, não paga, quando chega na velhice fica reclamando: ‘Trabalhei a vida inteira, não tenho uma aposentadoria com dignidade’. Isso precisa. Nós estamos preservando o futuro desse cidadão”. Ou seja, isso tudo significa que a partir do momento que a nova lei for sancionada, os taxistas estarão na obrigação de contruibir na Previdência.

Para os profissionais taxistas, ou seja, todos aqueles que trabalham legalizados, será criado um certificado para exercer a profissão. O grande detalhe é que este certificado deverá ser renovado de ano em ano, ou seja, se o taxista não estiver em dia com o INSS, perderá o direito de renovar seu certificado, até que resolva se acertar.

Curso para Taxista

Parece besteira? Pois é, muitos também estão pensando dessa forma, entretanto, não posso deixar de explicar quais serão os cursos que os taxistas deverão fazer para exercerem a profissão de forma legal. Segundo informações do G1, os taxistas deverão fazer cursos direção defensiva, relações humanas, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.

Em Maringá, todos os taxistas já começaram a participar de um curso, cujo o principal objetivo é ensiná-los como atender os clientes da melhor forma possível. Neste caso, não tenho informações, ainda, se o mesmo será efetuado em todos os estados brasileiros.


Recomendamos: