O que acontece durante a menopausa

Saiba tudo sobre mudanças hormonais e comportamentais nessa fase.

Todas as mulheres um dia chegarão à menopausa. Isso é um fato. O que muda é a forma como você encara isso.  Muitas podem encarar como o inicio do fim, mas na verdade é somente uma nova etapa da vida. A menopausa representa o fim do período fértil da mulher. Com o encerramento dos ciclos menstruais algumas mudanças ocorrerão no corpo feminino.

Envelheça com saúde e alegria

A primeira alteração será hormonal. A mulher deixará de produzir dois hormônios: estrógeno e progesterona. Isso afetará o comportamento feminino. Ondas de calor excessivo, palpitações, sintomas urogenitais e fadiga são sintomas de curto prazo que afetam as mulheres nesse período.

Outro fator importante é a mudança metabólica. Ou melhor dizendo a desaceleração do metabolismo. Com isso as mulheres tendem a ganhar peso e aumentar  o índice de gordura corporal. Para minimizar efeitos como esse é sempre válido ter uma rotina de exercícios saudáveis aliados a uma alimentação saudável.

Além das mudanças do corpo essa fase é caracterizada pela instabilidade emocional. Ocorre uma queda na produção serotonina, (neurotransmissor responsável pela comunicação entre as células do cérebro) que resulta em um comportamento volátil.

Segundo o doutor Celso Borrelli (coordenador do programa de Ginecologia do Hospital San Paolo) ao site Guia de Mulher, para reduzir problemas que aparecem nesse período as mulheres precisam se preparar previamente, “Para evitar esses e outros males, a mulher deve estar preparada, ou seja, antes da menopausa é recomendável que se inicie uma dieta balanceada, complementada por exercícios físicos e exames periódicos”, concluiu o médico.

Uma curiosidade, os homens também entram em uma espécie de menopausa, a andropausa. Depois dos 50 anos é normal o ganho de peso, queda na produção de testosterona, causando dificuldade de ereção.


Recomendamos: