O que causa sono excessivo? Pode ser uma doença?

Saiba quais fatores podem acarretar no sono excessivo ou descubra se trata de uma doença específica.

A insônia é um problema sério, mas o sono excessivo também. Muitas pessoas sofrem com isso. Esse problema pode acarretar falta de atenção, concentração e disposição na vida social e profissional da pessoa afetada.

Esse mal pode ser causado por diversos fatores, o que dificulta o tratamento, entre lês ele podemos destacar o estresse, apneia de sono, fadiga, depressão (o sono pode ser uma válvula de escape para os problemas de quem tem essa doença), remédios(antialérgicos podem causar sonolência), uso abusivo de álcool e uso de drogas (devido as alterações químicas que ambos provocam em nosso organismo).

Além dos fatores citados podemos destacar uma doença em especial a narcolepsia - ou sonolência diurna excessiva. Essa doença ocorrer devido a uma deficiência de nosso organismo ao produzir orexina, um neurotransmissor responsável que nos deixa despertos.

A narcolepsia oferece um grande risco a vida do doente, pois ele pode cair no sono em qualquer momento, dirigindo, trabalhando, fazendo sua rotina diária.

Tratamento para narcolepsia

Não existe um medicamento especifico para essa doença, mas o tratamento é feito com anfetaminas, uma droga sintética deixa o ser humano totalmente desperto. São quatro pílulas por dia. Somente um médico poderá prescrevê-lo já que esse medicamento é de uso restrito.


Recomendamos: