O que é a Pneumonia Bacteriana - Sintomas e tratamento

Infeccção bacteriana é o tipo mais comum de pneumonia.

O que você sabe sobre pneumonia? Essa doença causa uma inflamação em nossos pulmões, afetando o tecido pulmonar e os alvéolos. As causas da pneumonia são variadas, elas podem ser causadas por vírus, fungo e principalmente por bactérias. A infecção bacteriana é a maior causa dessa doença, ela representa aproximadamente 50% dos casos.

A bactéria Pneumococo é responsável pela pneumonia. Algumas pessoas tem esse tipo de bactéria na cavidade oral. Quando estamos com baixa imunidade essa bactéria ataca nosso tecido pulmonar causando inflamação. É normal termos uma pneumonia depois de um resfriado, pois nosso sistema imunológico se encontra debilitado.

Sintomas

Os sintomas dessa doença são similares a uma tuberculose, com febre e suor intenso, calafrios e tremores,  dor no peito que piora com a respiração,tosse com catarro esverdeado, marrom, ou com raias de sangue, respiração ofegante,  aceleração do pulso. A pneumonia evolui de forma rápida, cerca de horas.

Se você deixar o caso se agravar duas complicações poderão surgir, o derrame da pleura e a bacteremia. Os pulmões são revestidos por duas membranas, chamadas pleuras. O derrame desses tecidos consite no acúmulo de líquido entre essas membranas. Algumas vezes esse líquido pode se transformar em pus, que deverá ser drenado para o controle da infecção. O outro caso citado, a bacteremia, é ainda mais grave podendo levar a morte,  ocorre quando as bactérias alcançam o sangue, podendo se espalhar por todo nosso organismo.

Prevenção e tratamento

Fique atento se os sintomas do resfriado e gripe persistirem por mais de uma semana, a vacina antigripal é uma ótima forma de se prevenir contra a pneumonia, ela dará suporte para seu corpo combater a gripe, melhorando seu sistema imunológico.

Se você já estiver com pneumonia procure um médico. Ele indicará qual o melhor tratamento para seu caso, se o problema for bacteriano ele receitará antibióticos.


Recomendamos: