O que é MMA e como surgiu?

Saiba como o esporte começou e como foi popularizado conquistando públicos de todas as idades e sexo. Veja também quais foram os torneios mais influentes.

Muito se fala de UFC e MMA, mas você sabe o que significa essas siglas e como e esse esporte se popularizou ? Vamos começar falando do MMA que significa Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas), como o nome indica ele é uma combinação de diversos estilos de lutas sem seguir nenhum critério.

Cro Cop - lenda do Pride que se aposentou no UFC

Os lutadores mais básicos desse esporte sabem pelo menos duas artes marciais ou grande parte de seus fundamentos, de preferência uma luta em cima como boxe ou karatê e uma luta de chão como jiu jitsu, mas nada impede um lutador de se especializar no maior números de combates de defesa pessoal.

Como tudo começou

Duas nações dividem a autoria da criação e popularização desse esporte, o Japão e o Brasil. Na terra japonesa, mais precisamente na década de 80,  Antonio Inoki organizou uma série de lutas de artes marciais mistas.

No Brasil isso começou com a família Gracie quando Carlos Gracie convidou diversos lutadores de modalidades diferentes para competirem entre si, começava o vale tudo. Posteriormente membros da família Gracie mantiveram a tradição e continuaram o torneio por mais algum tempo.

Torneios

Atualmente o UFC (Ultimate Fighting Championship) é o torneio mais popular do mundo promovendo cada vez mais o esporte, mas não foi sempre assim. A primeira edição ocorreu em 1993 e teve Rorion Gracie como um dos fundadores. Outro torneio que se popularizou muito foi o já extinto Pride (1997 - 2007). Considerado por muitos lutadores o melhor torneio do mundo.

O UFC só começou a ganhar os moldes  que conhecemos quando em 2001 o ex-empresário de boxe Dana White convenceu alguns de seus amigos de infância, Lorenzo e Frank Fertitta, donos da rede de Cassinos Station, a comprarem o UFC. Os três fundaram uma empresa chamada Zuffa e compraram o UFC por dois milhões de dólares.

Em 2007 o UFC investiu pesado no segmento de MMA comprando o Pride e levando os melhores atletas da época, Rampage Jackson, Wanderlei Silva, Mirko Cro Cop, Maurício Shogun entre outros. O investimento de 2001 e 2007 deu resultado, o preço estimado do evento é de mais de 1 bilhão de dólares.


Recomendamos: