O que é o Big Bang - Como e quando aconteceu

Saiba como aconteceu o ínicio do universo e como os cientistas explicam esse fenômeno único. O Big Bang ocorreu a mais de 10 bilhões de anos.

Big Bang originou o universo

Você com certeza já ouviu falar a palavra Big Bang, mas você sabe qual seu significado? Bing Bang se refere a teoria de criação do universo. De acordo com essa teoria o universo e tudo que a nele foi criado a partir de uma explosão de dimensões incríveis.

No ano de 1929 o astrônomo americano Edwin Powell Hubble descobriu algo que pode ser uma prova que todas as matérias do universo foram uma só, a pesquisa do físico apontou que  as galáxias estão se afastando umas das outras, indicando em que algum ponto elas foram muito próxima de si. No entanto foi somente no ano de 1948 que essa teoria ganhou forma no mundo da ciência através do cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître.

De acordo com a pesquisa de Gamow e Lemaître universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Passo a Passo

Antes do Big Bang havia uma mistura de partículas subatômicas que se moviam em velocidades próxima da luz. As partículas mais pesadas prótons e nêutrons se associaram para formarem núcleos de átomos leves como hidrogênio, hélio e lítio.

Quando o universo se expandiu ele se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.


Recomendamos: