O que é sinusite aguda e crônica

Saiba quais são os sintomas dessas doenças.

Você tem sinusite? Por acaso ela é crônica ou aguda? Se você não sabe a diferença vamos explicar de uma maneira simples para sua melhor compreensão.

A sinusite é uma doença que afeta os seios de nossa face (cavidades ósseas presentes nos ossos do rosto), dentro dessa região existem cílios que fazem a limpeza dessa área, se houver algum fator que altere essa drenagem uma infecção mucosa poderá ocorrer.

Sinusite crônica

Seios da face

Não existe nada de anormal em relação a essa doença, são inflamações que duram pelo menos 12 semanas seguidas. Os sintomas mais comuns são uma sensação de peso na face, cogestão nasal, coriza  e cefaleia (dor de cabeça). A alergia nasal pode agravar ainda mais a sinusite crônica.

O tratamento é à base de antibióticos e descongestionantes nasais, irrigação nasal. Em casos de alergia nasal podemos usar antialérgicos também.

Sinusite aguda

A infecção viral é o principal fator causador da sinusite aguda. Assim como a sinusite crônica ela se trata de uma inflamação dos seios de nossa face, no entanto seu tempo de duração é bem menor, cerca de 7 dias. As bactérias também podem causar essa doença, mas não é algo tão corriqueiro. Os sintomas são semelhantes à sinusite crônica, cansaço, dores musculares, congestão nasal, secreção nasal com pus, desconforto dentário na arcada superior, redução da sensação do olfato. A sinusite bacteriana pode causar inchaço e vermelhidão na face.

Em caso de sinusite viral o tratamento será para o alivio sintomático (congestão nasal, cefaleia e tosse), no caso da doença  bacteriana procure um médico que provavelmente irá indicar antibióticos.


Recomendamos: