O que fazer após a cirurgia da apendicite? Quais cuidados tomar?

Descubra um pouco mais sobre a apendicite e quais cuidados você deverá tomar após a cirurgia, seja na sua alimentação ou nos esforços físicos. Confira!

Segundo os médicos, a apêndice é um pequeno órgão sem quase nenhuma importância no nosso organismo, mas que no dia e hora errada, resolve inflamar. Os sintomas são adversos e, em alguns casos, são confundidos com outros problemas, onde somente exames detalhados como raio-x, ultrassom ou tomografia podem comprovar a inflamação.

Em diversas ocasiões, a apêndice pode estar escondida entre outros órgãos, o que, naturalmente, impossibilita os exames (raio-x, ultrassom e tomografia) comprovarem a existência da inflamação ou outras anormalidades com este pequeno órgão.

Em 2007, na Universidade Duke, nos EUA, cientistas divulgaram que o apêndice fabrica e serve como depósito de bactérias que auxiliam na digestão. “Além disso, também apresenta um conglomerado de células linfóides, que produzem anticorpos e ajudam na defesa do organismo”

Mesmo com essa pequena utilidade, a remoção é a única solução para aliviar a dor intensa e insuportável. E mais! Medicamentos não acabam a dor, apenas aliviam, ou seja, não importa a quantidade de soro que você receba no sangue, a dor voltará minutos depois. E este é, obviamente, um dos sintomas a considerar que o problema está no apêndice.

O que fazer após a cirurgia?

Evitar esforços físicos e controlar muito bem a sua alimentação
São os métodos para você obter uma recuperação saudável. No caso dos esforços físicos, o cuidado deve ser ainda maior, pois são eles que irão definir o processo da sua recuperação. Quanto mais repouso e menos esforços físicos você fizer, mais rápido os pontos cicatrizaram, tal como pequenas dores e possíveis vazamentos serão amenizados.

Já falei, logo acima, sobre os esforços físicos, que podem ser caracterizados como: Agachamentos, subir e descer escadas, levantar-se da cama sem ajuda de alguém, etc, certo? Agora, o foco é para a aliemntação! Ela não vai definir o processo da sua recuperação no quesito cirurcia e pontos, mas sim no aumento de sua força e imunização baixa.

Os alimentos devem ser muito bem escolhidos, pois muitos deles, com uma única exceção, talvez, da água, causaram pequenas dores na cirurgia e no estômago. Mas é essencial alimentos leves ou macios de mastigarem, como por exemplo: Sopas, macarrão, carna desfiada, arroz e feijão. Com esses alimentos, a recuperação será ótima! Durante este período, evite alimentos muito gordurosos e, principalmente, chocolate, coca-cola, etc.

Relação sexual? Somente 15 dias depois!Para os casados e todos quantos já tem relações sexuais, o recomendado é esperar no mínimo 15 dias para esse tipo de esforço. Os próprios médicos dão, em média, um repouso de 12 a 15 dias para quem faz essa cirurgia, certo? Então esse será, em tese, o mesmo período para você suspender as relações sexuais.


Recomendamos: