O que são métodos contraceptivos? Quais tipos existem?

Saiba como prevenir uma gravidez indesejada.

Você conhece todas as formas contraceptivas que existem? Para evitar uma gravidez e manter uma vida sexual saudável podemos tomar algumas precauções. Existem duas formas de contraceptivas; os métodos naturais e os não naturais.

Pílulas anticoncepcionais

Método natural

Para prevenção da gravidez existem algumas dicas que não utilizam nenhum artifício cirúrgico ou de barreira ao esperma.

Método de Ogino - consiste em um simples cálculo da ovulação da mulher. O período fértil da mulher fica situado entre o décimo e o décimo sexto dia desde o inicio da menstruação.

Método da temperatura - Através da temperatura corporal conseguimos identificar o período fértil da mulher (ovulação). A temperatura tem uma queda acentuada seguida de uma subida na temperatura desde a ovulação até o inicio da próxima menstruação.

Método do muco cervical - Durante o período fértil, cerca de 5 dias, o muco vaginal sofre alterações ficando transparente, elástico e escorregadio. Nesse período a mulher não deve fazer sexo.

Método não natural

Os metódos não naturais oferecem mais segurança e quase nenhum risco de gravidez se o procedimento for feito corretamente.

Barreira - Camisinhas (tanto para homens e mulheres) previnem a gravidez e o contágio de uma doença sexualmente transmissível.

Hormonais - A pílula anticoncepcional, injeções de hormônios sexuais sintéticos, adesivo aplicado sobre a pele para liberar hormona (hormônio feminino que regula as funções sexuais). Basicamente todos os métodos trabalham com uma liberação gradativa de hormona. A pílula do dia seguinte contem doses elevadas de estrgénio e progesterona sintética, ela deve ser tomada em até 72 horas depois da relação sexual e a segunda dose deve ser tomada 12 horas após a primeira.

Cirúrgico - Vasectomia, cirurgia realizada nos homens. Os canais deferentes do sistema sexual são cortados impedindo que os espermatozoides sejam ejaculados junto com o esperma.  Nas mulheres são cortadas as trompas de Falópio.


Recomendamos: