Onde doar sangue em SP

Para quem está doando sangue pode até não ser nada de mais, ou somente um favor “interessante”, no entanto, para quem um dia receberá o sangue que foi doado por uma pessoa solidária e muito humanitária numa transfusão de sangue, poderá ser o único caminho entre a vida e a morte numa hemorragia, ou qualquer outro ferimento com muita perda de sangue.

Existem diversos postos de coleta de sangue no estado de São Paulo, inclusive, se você pesquisar bem ou ir até um posto de saúde pedir informações, pode ser que encontre um posto de coleta de sangue a menos de 10 quilometros de sua casa. Como você está doando seu próprio sangue, existe uma pequena lista de requesitos para poder fazer a doação dele.

Alguns exemplos, ou o principal deles é: não mentir e nem omitir informações na hora da doação, pois futuramente, o que você escondeu pode se tornar algo muito pior na vida de uma pessoa fraca e totalmente necessitade do sangue. Ou seja, é totalmente importante que você esclareça quaisquer tipos de problemas que você tenha na sua saúde física.

A doação de sangue só pode ser efetuada com pessoas entre 18 e 65 anos de idade, menos ou mais que isso, você não será aceito; tal como a idade, o peso também influênciará, portanto, é necessário que você esteja acima de 50 quilos para fazer sua doação. No caso de mulheres grávidas, espere mais ou pouco até que tenha seu bebê e, assim, faça a doação.

Os riscos a sua saúde no processo de doação são nulos, com excessão de pequenas complicações naturais do organismo que podem acontecer, no entanto, não são todos que tem esses tipos de complicações, sendo elas: queda de pressão e tontura, hematoma no local da punção, náusea e vômito, dor local e dificuldade para movimentação do braço.

Caso você não conheça nenhum posto de doação de sangue próximo a sua casa, pode ser que encontre um, nem que precise ir de carro até o local, posto da Fundação Pró-Sangue. Esse projeto Fundação Pró-Sangue foi criado pelo governo do estado de São Paulo para coleta de sangue de doadores, então, caso queira conferir um posto perto de você, clique aqui.


Recomendamos: