Onde fazer doação de sangue? Quem pode doar?

Já parou para imaginar o tamanho da importância em ser um doador de sangue? Pois é, isso não é obrigação de nenhum cidadão brasileiro, mas é, sem dúvida, uma atitude que salva muitas vidas todos os dias. Ser um doador de sangue não é difícil, não é complicado, e a dor é de uma picadinha de formiguinha. Mas deixando as brincadeiras de lado, para ser um doador é necessário alguns exames e você já estará pronto para a sua primeira doação.

Quem pode doar sangue?

  • Pessoas com boas condições de saúde;
  • Ter no mínimo 16 anos, e no máximo 67, desde que a primeira doação tenha sido feita antes ou até os 60 anos;
  • Pesar no mínimo cerca de 50 quilos;
  • A pessoa deverá também estar descansada e alimentada;
  • Nada de alimentações gordurosas 4 horas antes da doação.

Esses são alguns dos requisitos impostosos aos cidadãos que querem fazer doação do seu sangue. É importante lembrar que menores de 18 anos só poderão doar com o preenchimento de um formulário de autorização, e serão necessários alguns documentos importantes, que podem ser visualizados aqui (PDF).

Onde fazer a doação?

A doação de sangue deverá ser feita em um dos hemocentros disponíveis no site http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros-do-brasil. Nesta página citada em negrito você deverá selecionar a sigla do seu estado e procurar pelos endereços de hemocentros mais próximos da sua casa, apartamento, etc. E para maiores informações em relação a doação de sangue acesse também http://www.filantropia.org/DoeSangue.htm.


Recomendamos: