Para que serve o gelo-seco?

O gelo-seco, famoso por estar presente em grandes freezers de postos de gasolina, é, diga-se de passagem, muito mais interessante do que imaginávamos.

Perfeito para situações de baixas temperaturas, o Gelo-Seco (Aquele que você encontra em todos os postos de gasolina) foi uma ótima solução criada para diversos problemas e ocasiões. Ele é usado, principalmente, para transporte e conservação de produtos perecíveis em geral. Neste caso, ele matém uma temperatura negativa estável e, consequetemente, não compromete a qualidade dos produtos.

Em outras palavras, o gelo-seco é o dióxido de carbono congelado a uma temperatura que varia entre -78º e -80º. Uma coisa bastante interessante em relação a uma das funções do gelo-seco, que poucos sabiam, é: Manter os principais alimentos perecíveis congelados dentro da geladeira. Isto é, quando ocorre algum problema com o resfriamento dela.

Gelo-seco em festas e teatros

Você já ficou curioso em saber como é feita aquela fumaça que fica na altura do chão em peças de teatro e festas de 15 anos? Se a resposta é sim, finalmente você saberá como ela é feita: Através do próprio, o gelo-seco. O processo por trás da fumação não é complicado, pois os principais ingredientes desta receita são: O cujo e dito gelo-seco, mais o ar quente. É o ar quente, soprado sobre o gelo-seco, que transforma-o do estado sólido diretamente para o estado gasoso, projetando uma fumaça densa.

Algumas de suas aplicações

Existem diversas aplicações desconhecidas, mas as principais temos aqui, em nosso site. Então, confira agora as principais utilizações deste produto extraordinário.

  • Cadeia de frio da indústria alimentar, da produção à restauração;
  • Produção animal, nomeadamente no transporte e conservação de sémen e nos tratamentos veterinários;
  • Marcação de animais.

Recomendamos: