Por que o coração bate mais rápido quando nos assustamos?

Quer matar sua curiosidade e saber por que seu coração bate tão rápido quando você se assusta? Então leia a matéria!

Mulher tomando susto

Se assustar é normal e pode acontecer com qualquer pessoa, independente da situação e motivo, no entanto, o que acontece além do susto é a parte mais interessante: O coração batendo duas vezes mais rápido que o normal. E é por causa desse “efeito colateral” que as pessoas se perguntam: Por que quando nos assustamos o coração bate sem controle?

Essa e outras perguntas relacionadas ao aumento do batimento cardíaco podem ser respondidas de uma forma muito simples: Em decorrência da situação que assustou você, tanto sua respiração, quanto os batimentos cardíacos dobraram de velocidade, em consequência da liberação de uma substância localizada na medula das glândulas suprarrenais, que é justamente liberada em situações de medo ou estresse. Neste caso, o nome desta substância é adrenalina.

E é por essa razão que o seu organismo ao perceber que você se assustou, seja por um migo, parente, barulhos na casa, animais, ou mesmo no trânsito, libera imediatamente uma dose de adrenalina diretamente na sua corrente sanguínea, que naturalmente aumenta os batimentos cardíacos e deixa sua respiração ofegante, colocando você em estado de alerta e preparado para escapar da situação o mais rápido possível.

Observação: Geralmente, um dos efeitos colaterais mais chatos e irritantes após o susto, é uma fortíssima dor de cabeça momentânea. Como eu disse, é momentânea, e pode não durar mais do que 5 minutos.


Recomendamos: