Profissão: Ciências Contábeis

Conheça o que faz um contador e qual é a sua principal atuação no mercado de trabalho, seja nas empresas públicas ou empresas privadas. Veja, ainda, o salário inicial de um contador.

O profissional de Ciências Contábeis, ou contador como é mais conhecido em sua profissão, tem um mercado de trabalho bastante diversificado e bom. A profissão é responsável pela área que cuida das contas de uma empresa, através de registros e controles de receitas, assim como das despesas e dos lucros. É o contador quem planeja, coordena e faz o controle dos registros negociais de uma empresa.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, somente no Brasil já existem mais de 417 mil profissionais registrados, onde os contadores, ou contabilistas (Se preferir) que mais ganham são aqueles que são donos de seus próprios escritórios. De certa forma, não são todos os contadores que prosperam na carreira ao abrir o próprio escritório.

No geral, o contador de um grande mercado de trabalho, uma vez que seu serviço é bastante requerido por organizações públicas, privas e mistas. Se você pretende ingressar nessa profissão, saiba desde já que a base principal é a matemática. O curso de contabilidade dura aproximadamente 4 anos.

Para esclarecer ainda melhor o que você poderá fazer ao se formar nessa profissão, ou que faz alguém formado nessa profissão, leia os tópicos abaixo:

  • Você fará as fiscalizações de contas da empresa;
  • Registrará e analisará as operações financeiras e patrimoniais da empresa;
  • Coordenará operações fiscais e financeiras, sejam de empresas públicas ou privadas;
  • Poderá ser professor em cursos técnicos, desde que faça a pós-graduação.

O Salário Inicial de um contador está na faixa de R$ 1.320,00, segundo informação do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo).


Recomendamos: