Profissão: Ciências Econômicas

Conheça os detalhes sobre a profissão de Ciências Econômicas, ou em outras palavras, o curso que está formando centenas de economistas pelo país. Veja, ainda, salário inicial e áreas de atuação.

O intuito do curso de Ciências Econômicas é, entre outras características, formar um profissional cuja a capacidade seja equiparada a de um empreendedor. Neste caso, o economista formado deverá ter a capacidade de tomar decisões e de se adaptar a um ambiente empresarial em constante transformação. Entre as definições utilizadas para caracterizar o economista, destacam-se o estudo de fenômenos relacionados a produção, consumo de bens e serviços, envolvam eles dinheiro ou não.

Embora seja uma boa profissão e com uma boa remuneração inicial, na faixa de R$ 1.500,00, as ofertas de emprego para os economistas se concentram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já nos outros estados e cidades, a demanda por esse tipo de profissional é menor, embora seu serviço seja muito importante. Isto se deve, em parte, ao desenvolvimento das duas cidades citadas, as quais concentram boa parte dos negócios do Brasil.

O profissional formado em Ciências Econômicas poderá atuar nas áreas de auditoria, comércio internacional, economia agroindustrial, economia ambiental, mediação e arbitragem, mercado financeiro, perícia, pesquisa, planejamento estratégico e políticas públicas. O curso dura aproximadamente 4 anos.

Por fim, é válido lembrar que o economista, depois de formado, atuará também em empresas dos setores produtivo e financeiro, órgãos de classe, empresas de consultoria e projetos, órgãos públicos, entre outras.


Recomendamos: