Profissão: Design de Interiores

Conheça um pouco mais sobre o mercado de trabalho de um profissional formado em Design de Interior, assim como a média salarial no início da profissão.

Profissional bem remunerado, mercado de trabalho com boas áreas de atuação e, as oportunidades estão cada vez mais fáceis para os recém-formados e, principalmente, para os mais experientes.

Isto se deve graças ao bom crescimento da economia brasileira, elevando a renda da população. Com isso, houve também uma explosão na construção de casas populares e edíficios para classes média em todo o Brasil, abrindo ainda mais espaço para o bacharelado ou tecnológico em Design de Interiores.

Como o seu trabalho é muito importante, as chances, naturalmente, sobem lá em cima.

O aluno formado na área de Design de Interiores se tornará um importante profissional especializado na criação de ambientes residenciais e empresariais, cujas funções serão, basicamente, finalizar o design com um toque de modernidade e estilo, aproveitando todo o espaço do ambiente e, consequentemente, criando espaços atrativos e funcionais, dando harmonia ao ambiente.

Para criar um design de interiorperfeito, este profissional poderá determinar a melhor forma de usar o espaço disponível distribuindo os móveis, objetos e acessórios de uma forma que concilie conforto, praticidade e beleza ao ambiente. Dentro de uma residência ou mesmo no escritório de uma empresa, o que determinará o melhor design possível será o gosto e a disponibilidade financeira do cliente, aliados ao toque especial do designer.
Desde teatros, cinemas, condomínios residenciais e comerciais…
Faltam citar ao lado alguns outros tipos de clientes que um designer de interior provavelmente encontrará durante a sua carreira. Isto é, sua função é muito importante até nos maiores estabelecimentos, como os teatros e cinemas, onde é necessário, também, o uso do conhecimento desse profissional, o designer.

O curso tem duração de cerca de quatro anos, onde o aluno poderá escolher entre o bacharelado e o tecnológico, onde as diferenças são: Bacharelado> Bastantes disciplinas parecidas com o Curso de Arquitetura e Urbanismo, onde os alunos são formados sobretudo para atuar em projetos e também nas áreas decorativas. Tecnológico> Os cursos de tecnológico, diferente de bacharelado, tem sua atenção mais voltada para a decoração.

Antes de optar por um deles, é importante que você preste muita atenção em quais áreas o curso estarão focadas, que pode ser tanto decoração e paisageismo, quanto design de móveis e ambientes. Por fim, o Salário inicial em Design de Interiores está em torno de R$ 2.250,00.


Recomendamos: