Profissão: Direito

Saiba um pouco mais sobre a profissão e o curso de Direito, responsável por formar milhares de advogados e advogadas todos os dias em nosso país. Veja, ainda, o salário inicial da profissão.

Com uma área de atuação bastante vasta, o homem ou a mulher formados em direito, cujo nome passa ser advogado ou advogada, tem uma faixa salarial, em seu início, de R$ 1.749,49 (Isto é, até um ano de inscrição na OAB). O curso para se tornar um advogado reconhecido pela OAB dura aproximadamente 5 anos e, após o término, o advogado(a) poderão fazer cursos complementares, para especialização em alguma área de seu maior interesse no mercado de trabalho.

Neste caso, as áreas em que o advogado ou a advogada poderão se especializar e oferecer um serviço de qualidade superior e mais específico, assim como obter mais vantagens na própria carreira e, naturalmente, aumentar a sua remuneração mensal e também rendas extras, são:

Advocacia Arbitragem internacional Direito civil
Direito administrativo Direito ambiental Direito comercial
Direito da tecnologa da informação Direito do consumidor Direito de propriedade intelectual
Direito penal ou criminal Direito trabalhista e previdenciário Direito tributário
CARREIRO JURÍDICA Advocacia pública Delegacia de polícia
Magistratura Ministério público

Traduzindo em termos não tão simples, mas compreensíveis, a profissão direito é uma ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, sendo uma forma de organizar as relações entre indivíduos e grupos dentro da sociedade.

Um bacharel em Direito pode, por exemplo, ser delegado de polícia, promotor de justiça, procurador, desembargador ou até mesmo Juíz de Direito. O piso salarial pode variar muito de um profissional para o outro, principalmente se levar em conta o tempo de experiência, tipos de clientes e nível de inteligência. Neste caso, se dá melhor aquele que realmente conhece a profissão e sabe como lhe dar em cada uma das situações que lhe aparecerem, sejam elas de indivíduos ou grupos.


Recomendamos: