Profissão: Engenharia de Energia

Eles procuram soluções sustentáveis e com impactos ambientais cada vez menores. São responsáveis, também, pelo desenvolvimento de sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utiliza de energia. Conheça um pouco mais sobre eles, os Engenheiros de Energia!

Já fez experimentos com energia? Já levou um choque? Quer descobrir um pouco mais sobre ela? Ou simplesmente está interessado em dedicar a sua carreira profissional no ramo da Engenharia de Energia, ou ainda Engenharia em Energia? Então confira um pouco mais sobre os atrativos dessa profissão logo a seguir. Começando pelo ramo de atividade, um profissional formado em engenharia de energia atuará no desenvolvimento de novas tecnologias, assim como a adequação de projetos de estruturação de redes enérgias e fontes de energia.

Um engenheiro de energia deve, sobretudo, focar suas atividades e interesses na natureza e na sua preservação, pesquisando, criados e investindo seus conhecimentos em energias que reduzam, ao máximo, o seu impacto sobre o meio ambiente. Embora a profissão ofereça um bom salário, hoje estimado, inicialmente, em R$ 3.060,00, o profissional que se formar nessa área do mercado de trabalho terá concorrência com outros profissionais, como os economistas, engenheiros mecânicos e eletricistas.
O mercado de trabalho é bom, mas existe concorrência com outros profissionais!
A profissão ainda é nova, mas já tem um peso fundamental para o desenvolvimento de sistemas de energia cada vez melhores, como as próprias energias renováveis, por exemplo. Ao ingressar na carreira, o engenheiro trabalhará dando surpote ao desenvolvimento de matrizes energéticas, assim como projetará, operará e realizará a manutenção de quaisquer tipos de sistemas que funcionam através de energias renováveis.

Como foi dito, o Salário Inicial de um Engenheiro de Energia está na faixa de R$ 3.060,00. Vale lembrar, também, que o engenheiro de energia poderá atuar em estudos de impacto ambiental. Por fim, a engenharia de energia terá um foco maior no desenvolvimento de energias sustentáveis.


Recomendamos: