Profissão: Engenharia Elétrica

Saiba um pouco mais sobre a profissão e o curso que formam centenas de engenheiros elétricos por todo o país. Veja também o salário inicial da profissão.

A Profissão de Engenharia Elétrica é fundamental em nosso país, pois é desse tipo de profissional que milhares de indústrias, comércios e residências precisam para o desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos e, em escala maior, para a operação e manuntenção de equipamentos em hospitais, clínicas e até mesmo em projetos indústriais de instalações elétricas. O mercado de trabaslho oferece boas oportunidades para quem quer ingressar na carreira. Além disso, um outro fator positivo na profissão é o salário, que para um recém-formado começa na faixa de R$ 3.060,00, dependendo da cidade e região.

O curso para se tornar um engenheiro elétrico é, basicamente, composto por muitos cálculos e, por este motivo, o aluno interessado deverá se esforçar bastante! Para se ter uma ideia, o currículo começa com disciplinas básicas, como a física, matemática e informática.

Existem boas oportunidades para o profissional de engenharia elétrica, principalmente nas áreas de geração de energia
O profissional formado em Engenharia Elétrica poderá projetar equipamentos eletrônicos destinados diretamente a automatização de linhas de produção industrial, assim como o desenvolvimento de circuitos eletrônicos, o planejamento e operação de sistemas elétricos, desenhar componentes e criar sistemas, além, é claro, a projeção e desenvolvimento de equipamentos que realizaram medidas, registros de dados e atuadores.

O engenheiro elétrico pode aprimorar ainda mais seus conhecimentos, isto é, se especializando em cursos complementares, como a Eletrotécnica, eletrônica, microeletrônica, telecomunicações e eletrônica de potência. Neste caso, os cursos complementares citados acima são especializações relativas a eletrônica. Já os cursos de especializações relativos a eletroténica, são: Sistemas de Energia Elétrica e Sistemas de Controle de Automação.

O salário inicial de um Engenheiro Elétrico é, como eu já falei, de R$ 3.060,00.


Recomendamos: