Profissão: Engenharia Mecatrônica

Conheça a profissão do presente e futuro: Engenharia Mecatrônica. Conheça o salário e um pouco mais sobre o curso. Será que essa profissão se encaixa no seu perfil?

Para o profissional formado em Engenharia Mecatrônica, neste caso o tecnólogo ou engenheiro mecatrônico, é necessário estar em constante atualização, pois a tecnologia está cada vez mais avançada e nunca para no mesmo estágio. O engenheiro mecatrônico tem um bom mercado de trabalho para ingressar, onde as oportunidades são grandes, pois o mundo em si está apostando cada vez mais em equipamentos de primeira linha.

Embora muitas pessoas acreditam que o trabalho de um engenheiro mecatrônico seja apenas a construção de robôs, e que estes não serão úteis por um bom tempo, eles, na verdade, são fundamentais para o funcionamento de boa parte dos equipamentos, máquinas e sistemas que conhecemos, pois ele, o engenheiro, tem a responsabilidade de desenvolver, através de seus conhecimentos em mecânica, eletrônica e ciência da computação, a melhor solução para as nossas atividades humanas.
Em engenharia mecatrônica, matemática e física dominam!
Está pensando que uma profissão tão importante no mercado nacional e internacional é algo simples e fácil? Então está enganado, pois o curso requer muito dos alunos em relação a matemática e física, que são, aparentemente, os conteúdos predominantes.

As áreas de atuação de um engenheiro mecatrônico são: Gestão de manufatura, manutenção de máquinas e equipamentos, mecânica de precisão, mecatrônica, processos, projetos, soldagem. O Salário Inicial de um Engenheiro Mecatrônico é de aproximadamente R$ 2.550,00. O curso dura cerca de três anos.


Recomendamos: