Profissão: Eventos

Saiba quais são os eventos realizados por um promotor, assim como suas principais tarefas e, não menos importante, o preço cobrado por cada evento.

O profissional formado em eventos tem um mercado de trabalho muito bom, onde as melhores oportunidades se concentram excepcionalmente nos estados São Paulo e Rio de Janeiro, por um único motivo: boa parte de todas as empresas mais importantes do país estarem neles, assim como instituições culturais e organizações sociais.

Este profissional, o produtor de eventos (Que também é constantemente chamado de coordenador de eventos, promoter de eventos e organizador de eventos) trabalha na organização, no planejamento, na promoção, produção, na orientação e, o mais importante de tudo: No acompanhamento de todas as etapas da realização de um evento.

Eventos realizados por um Produtor de Eventos

Entre os principais tipos de eventos realizados pelos produtores de eventos, estão: Eventos empresariais, sejam eles convenções, simpósios, congressos ou mesmo seminários; Eventos culturais, tais como shows, festivais, concertos e exposições; Festas e cerimoniais, como aniversários e casamentos; Eventos estudantis, como palestas e formaturas escolares. Está vendo aí porque o mercado de trabalho para esse profissão é grande? Os eventos listados são apenas exemplos, pois existem diversos outros dos quais necessitam de um promoter de eventos.

Principais tarefas de um produtor de eventos

O produtor também estará responsável por desenvolver conceitos para o evento, criar planos e documentação para o evento, criar o orçamento do evento, encontrar e organizar fornecedores, funcionários e até mesmo voluntários, assim como reservar o local e equipamentos do evento. Este profissional também será o responsável por promover o evento na mídia e para grupos, assim como acompanhar o desenrolar do evento e, não menos importante, cuidar de tudo que esteja relacionado a arregação de fundos, assim como patrocínios, venda e a distribuição de convites, ingressos e panfletos para o evento.

Salário inicial de um Produtor de Eventos

Para um recém-formado, a média salarial gira em torno de R$ 500 por evento. Ou seja, além de ter um grande mercado de trabalho, tem também uma boa remuneração.


Recomendamos: