Profissão: Odontologia

Veja quais são as principais funções e quanto ganha um recém-formado em odontologia. Além disso, saiba como é o seu dia-a-dia de trabalho.

Voltada para os estudos e tratamentos dos dentes, a odontologia também está entre as profissões que mais cresce no Brasil, e continuará crescendo por muitos anos, pois quanto maior for o número da população, maior será demanda de pessoas precisando de tratamentos bucais, que só podem ser efetuados pelos profissionais formados em odontologia. Até que o aluno chegue a sua formação, serão cerca de cinco anos estudando todos os assuntos relacionados aos dentes, boca e ossos da face.

Embora o mercado de trabalho pareça bom, existe uma concorrência acirrada, pois é cada vez maior o número de profissionais formados em odontologia.

No geral, um dentista poderá realizar funções como a extração de dentes e implantação de próteses, assim como tratar alterações na raiz e na polpa dos dentes, fazer o diagnóstico e tratamento preciso de doenças da boca, cuidar, principalmente, da saúde bucal dos idosos, assim como atender paciente com necessidades especiais e poder atuar nas áreas de planos de saúde e cooperativas.

É importante ressaltar que, além das funções já ditas, todo e qualquer dentista também estará sujeito ao tratamento de problemas bucais e nos dentes de crianças, assim como confeccionar e projetar próteses dentárias, dentre várias outras. Para facilitar um pouco mais e resumir um pouco de tudo que foi dito acima, o dentista poderá fazer:

Clínica geral Dentística Endodontia
Estomatologia Implantodontia Odontogeriatria
Odontologia legal Odontologia para pacientes especiais Odontologia em saúde coletiva
Odontologia do trabalho Odontopediatria Ortodontia
Patologia bucal Periodontia Prótese dentária
Radiologia Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial

O Salário inicial de um Dentista é de aproximadamente R$ 1.530,00. Mas o valor pode sofrer bastantes alterações dependendo da empresa que estiver trabalhando, e pode ser ainda mais variado tanto para cima quanto para baixo se o profissional optar por criar sua própria clínica de tratamentos odontológicos.


Recomendamos: