Profissão: Psicologia

Eles analisam, previnem e tratam problemas mentais, distúrbios de personalidade e emocionais. Conheça a profissão de psicologia, o dia-a-dia de trabalho e o salário de um psicólogo!

A profissão psicologia tem uma papel muito importante na sociedade, pois é dedicada inteiramente a estudos e avaliações do comportamento humano, usando como ferramenta a análise de suas ideias, seus valores e suas emoções.

Uma das definições mais utilizadas e que hoje define um médico psicólogo é, simplesmente, a sua capacidade de diagnosticar, previnir e tratar doenças mentais, assim como distúrbios de personalidade e emocionais. Outra ferramenta bastante utilizada para tratar pacientes com esses tipos de problemas ou descobrir esse tipo de problemas neles são: A observação, a interpretação e a interação diretamente com eles.

O conhecimento de um profissional formado em psicologia é excepcionalmente importante em áreas médicas, institucionais, jurídicas, esportivas, pedagógicas, políticas, dentre várias outras.

A partir da análise de comportamentos e atitudes, sentimentos e seus mecanismos mentais, o psicólogo encontrará a melhor forma de ajudar a identificar as causas dos problemas nos pacientes e, é esse tipo de profissional que está com um mercado de trabalho em constante expansão, pois ele também está ligado a qualidade de vida das pessoas, junto a outros tipos de médicos.

Vagas de empregos em Psicologia podem ser encontradas as montes, embora o mercado esteja ficando cada vez mais competitivo. O curso para a formação desse profissional dura cerca de cinco anos e, ao final do curso, depois de formado, poderá atuar em consultórios, hospitais, instituições de saúde, clínicas estéticos e spas.

O Salário Inicial de um Psicólogo gira em torno de R$ 1.740,00. Uma consulta com esse profissão custa, em média, R$ 122 (Trabalhando por conta).

O que um psicólogo poderá fazer?

Psicologia clínica Comportamento do consumidor Orientação profissional
Psicologia esportiva Psicologia educacional Psicologia da saúde
Psicologia hospitalar Psicologia jurídica Psicologia organizacional e do trabalho
Psicologia social Psicologia do trânsito Psicomotricidade
Neuropsicologia

Recomendamos: