Profissão: Rádio e TV

Conheça um pouco mais sobre tudo o que rola na profissão de Rádio e TV. Conheça o profissional dessa área, assim como a faixa salarial de um recém-formado.

A profissão de Rádio e TV é, basicamente, a profissão que mais chega perto de todas as outras profissões da comunicação. Em outras palavras, é uma profissão que te levará por todos os processos e etapas da comunicação, onde de tudo, com certeza, você fará um pouco.

Dentro de uma rádio, por exemplo, o profissional formado em Rádio e TV poderá ser operador de áudio, locutor, produzir comerciais, produzir programas, editar, trabalhar com promoção de eventos, promoção de rádio, poderá trabalhar como programador musical e, de quebra, programador de comercais.

Dentro da área de televisão, o profissional estará envolvido na elaboração de programas jornalísticos, esportivos ou de quaisquer outros gêneros, exceto nas atividades que são restritas a jornalistas, atores e atrizes. Ele poderá redigir roteiros, assim como produzir ou editar programas. Para completar, o profissional formado em Rádio e TV também poderá montar a programação da emissora, ou então chefiar equipes de produção e dar orientações sobre a construção de novos cenários ou mesmo a contração da mão de obra.

Ainda dentro de sua carreira, mas atuando como finalizador, ele, o profissional de Rádio e TV, poderá pegar todo o processo anterior (Que foi citado acima), neste caso o roteiro, produção, capitação e jogar tudo pra dentro do computador, onde ele dará o acabamento final ao vídeo, colocando todos os detalhes nos devidos lugares.

O Salário Inicial em Rádio e TV está na faixa de R$ 925,00, que é o valor referente a um profissional com expediente diário de 5 horas no interior e litoral. Já na capital, o profissional inicia suas atividades com um salário de R$ 1.421,00 com a mesma carga horária.


Recomendamos: